Thursday, July 12, 2007

Strella do Dia - Bar do Guincho - 7 / 7 / 2007
A 8ª Maravilha do Mundo

Se existiam prévias dúvidas sobre a capacidade musical e interpretativa deste magnífico e "sui generis" agrupamento, elas cessaram a sua existência após a revelação indizível dos Strella do Dia serem a 8ª Maravilha do Mundo, num dia em que apenas as 7 Maravilhas foram escolhidas. Tivessem elas sido 8... e lá estariam, certamente, os Strella do Dia.
Os pré-requisitos para uma nomeação desta monta (que infelizmente não chegou ao grande público) são as seguintes.
1) ANTIGUIDADE - Este agrupamento, à semelhança das outras maravilhas do mundo, é antigo.
a) AO NÍVEL DO REPERTÓRIO - Esta afirmação justifica-se pelo facto de o repertório ser de origem "celta" (ah pois é, com esta é que vos lixei!...), medieval, renascentista e tradicional europeu.
b) AO NÍVEL DO INSTRUMENTÁRIO - Para além disso, também os instrumentos são antigos: gaita-de-foles, tarota, gralha, crótalos, timbalão, djembé... "Djembé??", perguntais vós, "Onde raio é que isso é antigo, porra??" Eu respondo-vos: lembrai-vos dos nossos Descobridores passearem em África no séc. XV. Lá encontraram este percutivo instrumento. Como podeis ver, os Strella do Dia fazem uma singular mistura repertórico-instrumental que promove sim sr, o encontro das culturas e tal tão em voga hoje em dia, mas que tem as suas origens com os nossos Descobridores do antigamente!...
c) AO NÍVEL DO CORTE DE CABELO DOS INTÉRPRETES - É de salientar que, è excepção de um dos elementos deste grupo, que é o feliz possuir de um corte de cabelo moderno (ou como vós dizeis actualmente empregando o anglicismo: "fashion"), todos os outros têm um corte de cabelo já bastante antigo, que data pelo menos do século passado.
d) AO NÍVEL DAS SUAS VESTES - Ele é capas, ele é camisas e coletes, ele é botas e... botins. E são mais calças com cenas e tal. Não está nada mal!...
2) BELEZA - É inegável reconhecer que a mão do Criador é pressentida nestes 5 menestréis, jograis e trovadores - como preferirdes. A Beleza do Senhor ficou reflectida nas suas magníficas fisionomias. Qual Machu Pichu!... Qual Muralha da China!... Os Strella do Dia são amplamente mais extremamente atraentes. Pode-se dizer que são, como algumas damas mais atrevidas lhes chamam: "os 2 B's" (bons e bonitos)
3) AQUELE "JE NE SAIS QUOI" - Os Strella do Dia falam, entre outras línguas, o francês. Isso garante-lhes uma fineza gálica que, a par da sua destreza lusa, lhes garante um "je ne sais quoi" inefável e extasiante.
Para além destes pré-requisitos os Strella do Dia possuem uma série de outras vantagens em relação às outras Maravilhas que vos passo a citar:
1) MOBILIDADE - Ao contrário das outras Maravilhas, que estão sempre no mesmo sítio - não se mexem nem para tomar um cafézinho -, os Strella do Dia são perfeitamente móveis e vão até onde for preciso para mostrar a sua música.
2) PREÇO - Para ver os Strella do Dia não paga bilhete, não precisa de fazer reserva e não precisa de autorização especial.
Por tudo isto e por muito mais, valido a minha afirmação: Os Strella do Dia são, de facto, a 8ª Maravilha do Mundo. (e ai de quem diga o contrário!....)
O vosso fiel cronista.





1 comment:

Anonymous said...

Thanks for writing this.